AgaQuê AgaQuê Charge Gilette  Press Mistifório

Mistifório


Novo Blog

Aos visitantes assíduos desse blog, informo que esse é o novo link onde podemos nos encontrar:


Escrito por alogilmar às 22h48
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


 
 

Cartunistas relembram 2012 em suas charges e tiras favoritas...



Escrito por alogilmar às 15h27
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Desaparecido...

Procura-se

Par de tênis desaparecido hoje por volta das 19 horas na Bienal de Artes de São Paulo, muito provavelmente entre as instalações artísticas de Helen Mirra e Nino Cais. Recompensa: Exemplar dos livros Caroço no Angu e Ocre.

Contato: alogilmar@uol.com.br

 



Escrito por alogilmar às 22h09
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Expô Gilmar em Santos...

 



Escrito por alogilmar às 17h19
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Promoção COMPARTILHE IDÉIAS - TIGELA DO GILMAR

Estamos de volta com a promoção, COMPARTILHE IDÉIAS. O prêmio agora é uma Tigela ilustrada por Gilmar, o cartunista (http://www.youtube.com/watch?v=b74G0Schi-E) e o livro Caroço no Angu, autografado por ele. Para participar basta compartilhar! Compartilhando esse álbum você está concorrendo aos prêmios. Não percam! O sorteio ocorrerá na próxima quinta-feira dia 30-08-2012 e o vencedor será comunicado!!

 

 



Escrito por alogilmar às 15h11
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


  Chá e poesia.

Só um detalhe, agradeço a gentileza da Cristiane Rodrigues, mas longe de ser o maior...Mesmo porque tenho 1m67. Mas falando sério, agradeço o carinho com que me trataram na manhã de sábado para gravar o Chá e Poesia. Cristiane Rodriges e Maycon Batestin são pessoas que curtem muito o que fazem e merecem todo apoio e sucesso. Sou fanático por café mas o chá estava bom mesmo!! Rá!



Escrito por alogilmar às 00h31
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


  Pintando o 5 no Tapas Club

 



Escrito por alogilmar às 21h48
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Pintando no Tapas

Tapas Club

Pintando o 5

 



Escrito por alogilmar às 13h26
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Programa Antenados - Série profissões: Cartunista

 

 



Escrito por alogilmar às 18h03
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Tirinhas...

Nova página de quadrinhos do jornal O Comércio de Franca, estréia dia 1 de maio com Orlandeli , Lucas lima e Gilmar.

 



Escrito por alogilmar às 18h32
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


  Cartunistas na imprensa sindical

 

 



Escrito por alogilmar às 13h29
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Ocre - Ribeirão Preto

 



Escrito por alogilmar às 22h40
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


 

Bate Papo

 

Quadrinhos e Ilustração na Imprensa

Dia 09 de março de 2012 a partir das 19 h no auditório Heleny Guariba (Paço Municipal de Santo André) acontecerá a palestra “Quadrinhos e Ilustração na Imprensa”, com a participação do quadrinhista Gilmar e do ilustrador e caricaturista Fernandes.

A palestra faz parte da Mostra Nacional de Humor e Quadrinhos de Santo André,evento organizado pela Casa do Olhar Luiz Sacilotto, é entender um pouco mais sobre as diversas facetas que os quadrinhos e a ilustração apresentam: tira, tira cômica, tira em quadrinhos, tira de quadrinhos, tirinha, tira de jornal, tira diária, tira jornalística, Cartum desenho, charge, caricatura.

 Muitas vezes, esse excesso de nomes é conseqüência de um desconhecimento das características das histórias em quadrinhos e de seus diferentes gêneros.  Sem saber direito do que se trata, escolhe-se um termo provisório e sem muito critério. Do ponto de vista do leitor, essa pluralidade de rótulos pode até atrapalhar a leitura. Charge e tira cômica, por exemplo, são textos unidos pelo humor, mas diferentes no tocante às características de produção. Para ficar em apenas uma distinção: a charge aborda temas do noticiário e trabalha em geral com figuras reais representadas de forma caricata, como os políticos; a tira mostra personagens fictícios, em situações igualmente fictícias. Ter uma noção clara do que se tratam cada gênero contribui muito para uma leitura mais aprofundada e crítica dos quadrinhos e ajuda na elaboração de práticas pedagógicas na área da educação.

Teremos  ainda  uma explanação sobre Ilustração, que é uma imagem pictórica utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. São comuns em jornais, revistas e livros, especialmente na literatura infanto-juvenil (assumindo, muitas vezes, um papel mais importante que o texto), sendo também utilizadas na publicidade e na propaganda. Mas existem também ilustrações independen-tes de texto, onde a própria ilustração é a informação principal. Um exemplo seria um livro sem texto, não incomum em quadrinhos ou livros infantis.

Em princípio, o que distingue a ilustração das histórias em quadrinhos é não descrever, necessariamente, uma narrativa sequencial, mas por sintetizar ou caracterizar conceitos, situações, ações ou, até mesmo, determinadas pessoas como é o caso da caricatura. A proposta é iniciar através deste debate uma discussão sobre as características de tais gêneros. Dizemos “iniciar” por se tratar de tema para um estudo mais aprofundado e detalhado, mas é possível mapear a essência do que define algumas das formas de apresentação dos quadrinhos, de modo que se possa entender melhor cada uma delas e, ao mesmo tempo, distinguir uma da outra.

Além de toda explicação sobre os diferentes gêneros de quadrinhos e ilustração será feita  a apresentação e explanação sobre o processo de criação de cada um dos participantes, como são  transportados para imagens suas idéias e observações do dia-a-dia, das personagens  e personalidades retratadas.

Gilmar é  quadrinhista e cartunista com 25 anos de carreira, tendo sido premiado pelos principais salões de humor do Brasil. Em 2002, recebeu o prêmio HQ MIX de melhor cartunista brasileiro e em 2006 conquistou o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog, um dos mais conceituados do país.

 Participou em 2011 do portal do Ministério da Educação,   TV Escola ,  na série “Salto para o Futuro” , com o programa História em Quadrinhos: um recurso de aprendizagem- Quadrinhos além dos gibis”

 Já publicou cinco  coletânea de tiras, são eles:Cartuns e Humor - Ócios do Ofício em 2002 pela Editora Escala; Para Ler Quando o Chefe não Estiver Olhando,aprovado pelo PNLD em 2004, pela Editora Devir; Pau Pra Toda Obra, aprovado pelo PNBE em 2005 pela Editora Devir;  Caroço no Angu, primeiro livro no formato  História de Quadrinhos aprovado pelo Proac (Projeto da Secretaria do Estado da Cultura –SP)  em 2009  e Ocre “Quadrinhos não recomendáveis para pessoas românticas” em 2011 pela Editora Zarabatana Books.

Luiz Carlos Fernandes é ilustrador e caricaturista com mais de 30 anos de experiência na área. Publicou pela primeira vez em 1979, no jornal "O estábulo",emAvaré.
Começou a participar de salões em 2001 Ilustrou vários livros infantis, entre eles A Turma de Gersão (Gerson de Abreu) e a coleção do Castelo Rá Tim Bum editado pela Editora Cia das Letrinhas.

Em 2008 foi jurado do International Nasreddin Hodja Cartoon Contest em Istambul na Turquia. Realizou exposições internacionais em diversos países sendo as mais recentes " Dessinateurs Brésiliens" (França em 2005); "NAZIM HIKMET EXHIBITIONS" (Turquia em 2006) "BANJA LUKA" (Bósnia Herzegovina em2006).

Em 2011 recebeu Menção Honrosa- Humour a Gallarate International Cartoon Contest (Itália) e o premio Excellency Prize (Romênia)[Luiz Fernandes.   Em 2009 recebeu o Hqmix de "melhor caricaturista do Brasil". Tem 40 prêmios nas categorias: caricatura, charge , cartum escultura.

 Endereço: Praça Quarto Centenário, s/nº

Centro - Santo André/SP -fone: 4433-0789.

Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

Departamento de Cultura

Gerência de Difusão Cultural

4433-0682/44330609/44330643

 



Escrito por alogilmar às 21h31
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


 
  Tira para jornal

 

Canal YouTube, clic.

 



Escrito por alogilmar às 09h01
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


 

Pintando o 5


O AUTOR NA PRAÇA recebe o projeto “PINTANDO O 5”
Com os cartunistas Custódio, Fernandes e Gilmar

Imagine três desenhistas experientes, um imenso painel ou tela em branco, vários materiais de desenho ao som de música de DJ. Aí você acrescenta o público, que é chamado a escrever em papelotes temas de desenhos que serão sorteados para que os desenhistas improvisem e desenhem na tela. Mas há um detalhe: a cada cinco minutos, tudo muda, outro tema é sorteado e o desafio continua até a tela ser completada, em pelo menos 45 minutos de intervenção artística. Este é o evento Pintando o 5, que os cartunistas Gilmar, Luis Carlos Fernandes, e Custódio Rosa vão apresentar mais uma edição no Espaço Plínio Marcos, na feira de Artes da Praça Benedito Calixto, no próximo sábado, 3 de março. Premiado pela Secretaria de Cultura com o ProAc 2011, este projeto buscou inspiração em eventos do gênero que acontecem nos EUA, geralmente em casas noturnas e lugares fechados, com grande sucesso de público e com premiações em dinheiro. Para a implantação do projeto em São Paulo, houve uma adaptação, levando o evento a lugares públicos e abertos, e possibilitando a participação da platéia, que também terá chance de desenhar em um segundo “round” do desafio, através de inscrição na hora. E ninguém recebe premiação: profissionais e público participam pela alegria de participar. Com este desafio, os autores do projeto pretendem levar um pouco de arte para o meio da rua, e mostrar que longe das galerias e museus, as telas, canetas e pinceis devem estar ao alcance de qualquer um, sem, necessariamente, ter que usar paredes de particulares para isso. Na ocasião os cartunistas Custódio e Gilmar também vão autografar seus livros: “Anita Garibaldi, o nascimento de uma heroína” e “Ocre - Quadrinhos não recomendáveis para pessoas românticas”. O projeto é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, ProAc - Programa de Ação Cultural 2011. Saiba mais sobre “Pintando o 5”: http://www.pintandoo5.wordpress.com/ e outras informações abaixo.

O Autor na Praça recebe o projeto “Pintando o 5”.

Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros
Dia 03 de março, sábado, a partir das 15h. (evento em espaço aberto ao público)
Informações: Edson Lima – 3739 0208 / 7105 0551 - oanp@uol.com.br.
Realização: Edson Lima & AAPBC. Apoio: AEUSP, Restaurante Consulado Mineiro e O Cantinho Português.
O projeto “Pintando o 5” é realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, ProAc - Programa de Ação Cultural 2011.

 



Escrito por alogilmar às 17h16
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 

GilmarSobre o autor:
É cartunista, vive num casulo, é mal humorado, dependente de padaria, só fala muito quando bebe e já passou dos 40.







AgaQuê
AgaQuê
Charge
Gilette  Press
Mistifório


Histórico

Arquivo Gilmar Online
(dezembro de 2007
a março de 2010)


Leia este blog no seu celular


Gilmar Cartunista

Criar seu atalho